Nesse período de quarentena e afastamento social que estamos vivendo, com fechamento de lojas, escolas, instituições e quase tudo o mais, o consumo e o acesso à internet mudaram, aumentando consideravelmente. Isso porque muitas pessoas estão trabalhando de casa, fazendo home office, ou mesmo porque outras pessoas estão de férias, mas sem poder viajar ou aproveitar esse tempo ocioso.

As compras online também já tiveram aumento, o que torna mais clara ainda a importância de manter – e até aumentar – os investimentos de sua empresa ou marca em marketing digital. Assim, se você é autônomo ou tem uma empresa, esse post é para você! Vamos dar algumas dicas aqui de como o marketing digital pode ajudar sua empresa ou marca durante esse período de quarentena. Confira!

Inbound Marketing

O inbound marketing reúne diferentes estratégias para atrair clientes em potencial e melhor direcioná-los em sua jornada de compra.

Para isso, por meio do inbound marketing, identificam-se as pessoas que podem se interessar pelo produto ou serviço oferecido por você ou por sua empresa. Em seguida, criam-se materiais que sejam do interesse dessas pessoas, para que, em troca desses materiais, forneçam as informações de contato delas. Com esse contato em mãos, o próximo passo é nutrir esses potenciais clientes com conteúdos relevantes, que despertem o interesse de compra deles e estabeleçam um forte relacionamento entre marca e consumidor.

Esse é o ciclo de atração, relacionamento, conversão e análise que embasa as estratégias de inbound marketing pensadas para cada cliente da Limegreen. A proposta, então, é utilizar esse período de quarentena não apenas aumentar suas vendas, mas também para fidelizar clientes e atrair novos.

Marketing de conteúdo

O marketing de conteúdo é parte do inbound marketing e está relacionada à produção de conteúdo relevante e com informações de qualidade, que não apenas abordem os produtos e serviços oferecidos por você ou por sua empresa, mas que também agreguem conhecimento a quem acessa esses materiais.

Os conteúdos produzidos devem ser focados nas personas da sua empresa ou marca, e podem ser produzidos em diferentes formatos: vídeos ao vivo ou gravados, podcasts, e-books, webnars, artigos em blog, infográficos, séries de imagens para Instagram, entre outros.

É importante lembrar, no entanto, que, em tempos de quarentena, informações relevantes e de qualidade se mostram essenciais, mas também é preciso pensar no entretenimento das pessoas. Por isso, utilize o marketing de conteúdo também para ajudar as pessoas que estão buscando formas de lidar com toda a ansiedade e o medo causados por essa situação atípica.

Redes sociais

Com o maior tráfego de pessoas nas redes sociais durante a quarentena, especialmente no Instagram, no YouTube, no Facebook ou utilizando o TikTok, é essencial olhar para elas também. Já falamos aqui no blog da importância das redes sociais para sua empresa e, se você é profissional autônomo, também é essencial estar presente nas redes.

As principais vantagens de investir em redes sociais é que elas impactam quem você realmente quer ou precisa impactar, permitem medir resultados com mais precisão e ainda dão mais autenticidade à marca (quando bem utilizadas), aproximando-a dos clientes.

Você ou sua empresa não precisam estar em todas as redes: é interessante observar onde estão suas personas e focar nessas redes. Aqui na Limegreen podemos cuidar das suas redes sociais e ajudar você a produzir conteúdos relevantes para alcançar ainda mais seguidores, leads e clientes.

Ensino a distância

Por causa da quarentena, muitas pessoas têm procurado fazer cursos online, aproveitando o tempo ocioso para construir novos conhecimentos e desenvolver novas habilidades. Nesse sentido, se você quiser oferecer cursos e atrair mais clientes para sua marca, o inbound marketing pode ajudar na hora de montar seu EAD.

Quarentena

O marketing digital possibilita que você estabeleça uma relação mais próxima com as personas da sua empresa, mostre ao público o valor de seus cursos, alcance maior visibilidade para sua marca e ainda faça uso do funil de vendas para ampliar a geração de leads por meio do seu EAD.

Aqui no blog já mostramos alguns passos para montar seu EAD. Mas você pode nos procurar, para garantir que seja feito um planejamento, considerando o conteúdo a ser produzido, o público a ser atingido e a plataforma a ser utilizada. Auxiliamos também durante a produção do conteúdo, na finalização do material e na parte de divulgar e vender. Confira aqui alguns de nossos cases de produção de EAD.

Gostou dessas dicas? Então entre em contato com a gente para ampliar o alcance da sua marca nesse tempo de quarentena. Estamos trabalhando para oferecer o melhor a você e sua empresa!