Antes de começar a providenciar ajustes em páginas e códigos, é importante realizar uma verificação básica nos arquivos, softwares e serviços utilizados no seu site. Esses são os pilares da sua estratégia de SEO e, portanto, não podem ser negligenciados.

Logo abaixo você confere um checklist com os principais fatores capazes de influenciar diretamente a velocidade, o desempenho, a estabilidade e até o rankeamento do seu site nas buscas:

  • Serviço de hospedagem: certifique-se de que o fornecedor tem boa reputação do mercado e o plano contratado atende todas as necessidades do seu site;

  • Gerenciador de conteúdo
    : dê preferência para plataformas ou softwares robustos que já estão consolidados no mercado, como o WordPress;

  • Certificado SSL
    : o Google entende que os endereços HTTPS são usados nos sites mobile seguros e, por isso, dá prioridade a eles no ranking de pesquisa;

  • Otimização de imagens
    : remova arquivos não essenciais, compacte as imagens, configure as descrições e dê preferência para formatos de arquivo mais leves;

  • Otimização de códigos
    : utilize plugins ou contrate profissionais para removerem trechos não essenciais dos códigos CSS, HTML e JavaScript de suas páginas;

  • Tags para mobile
    : assegure a inserção das tags HTML especiais como a “viewport” (solicita ao navegador o ajuste da tela para a versão mobile) e a “Hreflang” (informa que o site tem diferentes versões).