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Velocidade do site: como testar e deixar sua página mais rápida?

Como testar a velocidade do site?

Atualmente temos várias ferramentas gratuitas em que é possível testar o tempo de carregamento de uma página. Também é possível ver um diagnóstico com o levantamento de problemas e avisos para saber como otimizá-la. Vejamos algumas:

Google Pagespeed Insights

google pagespeed insights

Provavelmente a mais conhecida da lista, o PageSpeed Insights é uma ferramenta em que, ao inserir o link de uma página, é possível analisar o conteúdo e gerar sugestões para as versões desktop e mobile dela.

Junto com cada sugestão de melhoria, a ferramenta também mostra como aplicá-la. Cada sugestão é classificada com um indicador de prioridade:

  • “Você deve corrigir”: destacado em vermelho, são avisos de melhorias que, se aplicadas, vão gerar mais impacto no tempo de carregamento da página;
  • “Considere corrigir”: destacado em amarelo, são avisos de melhorias que não influenciam muito na velocidade da página e não devem ser priorizadas;
  • “Aprovado em…”: destacado em verde, são os pontos positivos da página.

Apesar de ser excelente para identificar e priorizar problemas, a ferramenta não detalha qual o tempo de carregamento da página e também não aponta o número de requisições da página para o carregamento, que são dados importantes para o diagnóstico.

GTmetrix

gtmetrix

Muito popular entre os especialistas de marketing, a GTmetrix é considerada uma das melhores e mais completas ferramentas para avaliar o tempo de carregamento de uma página e identificar pontos de melhoria, pela facilidade de uso e variedade de dados que apresenta.

O passo a passo para usar a ferramenta é bem semelhante ao Pagespeed Insights. Basta acessá-la, incluir o link da página que pretende analisar e gerar o relatório. Porém é recomendável criar uma conta (mesmo que gratuita) antes de iniciar a análise, pois isso permite que você altere qual a região que o teste será executado (e tem São Paulo entre as opções), qual o navegador e o dispositivo, qual o tipo de rede, além de outras possibilidades de configuração e mais dados no relatório final. Quanto mais próximo o teste do padrão do público que acessa o site (como localização, tipo de dispositivo e navegador), melhor.

Após incluir o link da página e iniciar o relatório, a ferramenta faz uma análise completa e apresenta vários dados na tela seguinte. Na parte superior, apresenta um resumo com duas pontuações em Performance Scores, uma baseada no Pagespeed Insights e outra no YSlow, um projeto que analisa a velocidade das páginas com base nas regras de sites de alta performance do Yahoo. As pontuações apresentadas geralmente são diferentes, pois as ferramentas usam critérios diferentes para avaliar a página.

Fonte: Resultados Digitais


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