Inbound Marketing: atraindo o consumidor com conteúdos

O principal objetivo do Inbound Marketing é atrair e fidelizar clientes. Em português livre, Inbound Marketing quer dizer marketing de atração, ou seja, a ideia principal não é ir atrás do cliente, e sim despertar o interesse dele para que ele venha até você e se interesse pelo que a sua empresa oferece.

Essa atração é conquistada através de conteúdos de qualidade para o seu público. Sendo a produção de conteúdo o principal combustível para o Inbound, é necessário que esse conteúdo seja de qualidade e que comunique com as pessoas certas.

Para isso, é preciso saber muito bem quem é a buyer persona com quem sua empresa quer se comunicar, e quais serão os temas (pautas) poderosos para atrair a atenção do potencial contato.

Outbound Marketing: Anúncios e Propagandas

O Outbound Marketing, ou o marketing tradicional, por sua vez tem como principal objetivo trazer clientes por meio de anúncios oferecendo serviços ou produtos. A ideia é ir atrás do cliente ativamente e não necessariamente gerar o interesse genuíno desse possível cliente na sua empresa.

Esse tipo de marketing é visto em propagandas no rádio, TV, jornais, revistas, mala direta, cartazes, patrocínio de eventos, enfim, nos meios mais tradicionais de publicidade.

Mas, além desses meios, podemos encontrar o Outbound no meio digital também. Você provavelmente já foi interrompido por uma propaganda enquanto assistia a um vídeo na internet, certo? Como por exemplo: Links patrocinados do Google Adwords, Facebook Ads, Instagram Ads, e etc.