Blog

Internet, Dicas e Curiosidades





Tags: , , , ,

Confira dicas para a criação do seu site de forma profissional

criacao-de-sites

Depois de realizar todo o planejamento de seu site, é necessário esboçar graficamente as suas páginas, dando “vida” a todos os elementos de sua interface para poder definir sua identidade visual. O layout do site é, basicamente, o seu esqueleto, que deve transmitir com eficiência a informação desejada.

IDENTIDADE VISUAL DO LAYOUT

Primeiramente, é preciso elaborar um padrão para todos os elementos que serão exibidos comumente nas páginas, afim de gerar consistências de conteúdo e melhor usabilidade, ou seja, criar uma identidade visual. Essa tarefa facilita para o usuário, que saberá esperar o mesmo comportamento de certas funcionalidades se elas seguem um padrão já definido. É preciso que o layout do site seja condizente com seu objetivo, criando um elo de comunicação com o usuário final.

CORES – A IDEIA BÁSICA DO SITE

A primeira parte do processo da identidade visual é definir quais serão as cores de todos os elementos (menus, links, textos, etc.) do layout. Estas cores serão fundamentais para transmitir aos usuários qual a energia do site e do conteúdo. Um layout agradável e bem elaborado deve conter um bom contraste de cores, prezando sempre pela harmonia e legibilidade, mantendo as características de acordo com seu conteúdo.

Veja uma lista de cores e seus respectivos padrões de representação na tabela abaixo:

COR REPRESENTAÇÃO
Branco Cor básica e limpa. Ideal para plano de fundo. Suaviza o layout e casa muito bem com cores claras ou escuras.
Preto Muito mórbido para ser usado como plano de fundo na internet, mas é válido de acordo com a ideia que será transmitida.
Pastel Cores delicadas, ideal para sites femininos, de culinária, ou sites sobre antiguidades.
Verde Saúde, medicina, natureza.
Azul Passa uma certa seriedade, confiança, calma e é uma cor que consegue expressar “tecnologia”.
Vermelho Transmite calor, vida, inovação. Chama a atenção para o tema.
Laranja Muito bom para sites teen e lazer, assim como amarelo e rosa. Aspectos de jovialidade, positividade e vida.

Deve-se procurar não usar planos de fundo com imagens ou cores escuras, pois visualizar a página no monitor é mais exaustivo. No caso de layouts com planos de fundo com cores escuras, o ideal é utilizar os textos com cores que fazem contraste com ele para não causar um grande problema de legibilidade.

FONTES – FACILITANDO A LEGIBILIDADE

Escolher as fontes que serão utilizadas nas páginas também ajuda a melhorar a aparência do layout. A composição das famílias de fontes – tipografia – visa estudar questões como estrutura, legibilidade e estética das letras impressas para facilitar a comunicação visual dos textos.

A tabela abaixo lista as principais fontes e suas respectivas descrições:

FONTE          DESCRIÇÃO
Não serifadas (Arial, Tahoma, Verdana, Trebuchet MS) São as mais adequadas para leitura online. A maioria possui alta legibilidade.
Serifadas (Times new Roman, Geórgia, Courrier New) Possuem arestas nas extremidades das letras. São adequadas para impressão, mas não para corpo de texto na web. Oferecem elegância no caso de títulos ou textos de tamanhos grandes.
Fantasy (Comic Sans) Fontes decorativas, com o intuito apenas de enfeitar. Normalmente são mais usadas para desenvolver logotipos.
Cursivas (Monotype Cursiva, Staccato) Apresentam o estilo manuscrito.

É comum também utilizar imagens como detalhes de layout. Neste caso, elas devem ajudar a ilustrar a interface e envolver o usuário em seu conteúdo. Símbolos e ícones ajudam a fazer referência e a identificar a informações que será visualizada. Por exemplo, botões de fechar, impressão, aquela “casinha” (página inicial), “cartinha” (e-mail), etc. facilitam ao usuário localizar no layout qual é o caminho apra a informação desejada.

Após escolher todas as cores, fontes e imagens, é necessário cuidar da consistência entre os estilos para que um padrão seja mantido, sendo este o principal conceito da identidade visual. Ela indica uma familiaridade e continuidade de conteúdo. Um bom layout possui um padrão para todas as páginas.

É muito comum os designers de sites não diferenciarem as cores dos links das cores dos textos. Isso dificulta o usuário localizá-los. Não necessariamente as cores dos links precisam ser as padrões dos navegadores, mas devem ser diferentes da cor dos textos para facilitar a localização dos links.

Também é importante ressaltar as seguintes dicas abaixo:

  • Manter um estilo único para títulos e subtítulos, bem como o corpo do texto;
  • Imagens com mesmo tamanho, arte final e alinhamento;
  • Cabeçalhos e rodapés iguais;

DIAGRAMAÇÃO DO LAYOUT – DISTRIBUIÇÃO DOS ELEMENTOS

O próximo passo é diagramar a página, distribuindo e organizando cada um dos elementos. Existem quatro fundamentos principais. São eles:

  • Alinhamento: importante tanto em questão de corpo de texto quanto aos elementos gerais. Deve-se evitar alinhamentos centralizados e à direita para corpo de texto, pois não trará uma boa visualização ao usuário. Esses modos são mais comuns em títulos. No caso dos elementos, é essencial manter uma linha base entre os mesmos para criar uma conexão visual entre os itens, unificando a página.
  • Proximidade: os elementos relacionados entre si devem estar próximos um do outro para formar unidades visuais. Essa proximidade ajuda o usuário a se localizar dentro do conteúdo final.
  • Repetição: nada mais é que o esforço para manter os elementos do design e interface unificados, para agrupar partes que estariam separadas e criar uma identificação e relacionamento.
  • Contraste: neste caso, não diz respeito às cores, e sim a uma hierarquia organização entre diferentes elementos.

Existem também outros itens importantes a serem considerados ao desenvolver o layout do site, como tableless, layout responsivo e flat design.


Precisa criar um site para sua empresa?

Peça aqui seu orçamento
contato@agenciaflag.com.br
((41) 99829-4538