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5 dicas de SEO para a criação do seu site

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Quanto mais pessoas visitando o seu site, mais conhecida a sua empresa fica, correto? Para que isso aconteça, uma série de fatores de otimização deve ser aplicada ao dia a dia da sua marca na Web. O fator fundamental e que não pode ser esquecido em hipótese alguma é o bom conteúdo. Mesmo que o Google atualize suas regras para ranqueamento, o bom conteúdo nunca será deixado para trás e servirá para atrair o interesse dos usuários. Mas para que o conteúdo também seja bem visto pelo Google, existem algumas ferramentas e técnicas de SEO (Search Engine Optimization) essenciais.

Em todas as atualizações de algoritmos, o Google modifica a forma como “olha” as páginas na internet. Fique sempre atento às novidades e procure manter suas páginas atualizadas e de acordo com as boas práticas do Google, a ferramenta de busca mais popular do planeta. Vamos às dicas avançadas de SEO?

1. Participe de comunidades relevantes

Se há algo relacionado a link building e estratégia de SEO que se perdeu tantas vezes pelo caminho é o relacionamento. Isso mesmo: conhecer e interagir com pessoas é a base para obter bons links. Uma maneira de fazer isso é participando de grupos onde esteja o seu público-alvo. E como saber onde estão esses grupos? Uma ferramenta que permite saber onde estão os futuros visitantes do seu site é usando o “DoubleClick”. Agregando conhecimento dentro das comunidades, as pessoas começarão a premiá-lo naturalmente com tráfego e links. Jamais faça spam ou auto-promoção nesses canais. Pode ter certeza que a comunidade passará a ignorá-lo.

2. Abuse de imagens grandes e em boa qualidade

O relatório Technorati State of the Blog afirmou que 90% dos bloggers compartilham algum tipo de mídia em seus blogs e que a queridinha do momento é a foto. Use a abuse de boas imagens para atrair cliques e a atenção dos usuários. Além disso, o Google recompensa páginas com fotos em boa resolução e que, obviamente, carreguem rapidamente. Por isso, cuidado ao carregar fotos em suas páginas. Ninguém tem paciência para esperar mais do que alguns segundos até que uma foto abra totalmente na tela do computador, smartphone ou tablet.

3. Invista em uma boa indexação e acessibilidade

Apenas um bom conteúdo, audiência e seguidores nas mídias sociais não é suficiente para se ter um bom SEO. Pense em como seu site será rastreado pelos motores de busca, os robôs do Google. A arquitetura precisa estar adequada e influenciar na indexação do seu site. Você precisa fazer com que seu site seja lido facilmente pelos motores de busca. Sem isso, de nada adianta investir em outras técnicas. Usar tags, fazer diagnósticos periódicos, testes A/B, atentar para page titles, alt-tag-img, usar imagens em boa resolução, e mais do que nunca, apresentar uma excelente experiência de usuário e responsividade.

4. Atente para a velocidade do site e performance

A velocidade do site não é essencial para o ranqueamento, mas é fundamental para uma experiência do usuário agradável. Mantenha seu site veloz, usando ferramentas para análise de desempenho e otimizando suas páginas sempre que necessário. Lembre-se que SEO não é apenas agradar o Google, mas principalmente os usuários do seu site. Abaixo, algumas ferramentas gratuitas para fazer os testes, de preferência, semanalmente:

Pingdom Website Speed Test

Fornece informações de tempo de carregamento e tamanho da página, em uma análise detalhada.

Load Impact

Monta gráficos da velocidade do site escolhido

Google PageSpeed Insights

É extremamente focada na velocidade do carregamento da página. Apresenta possíveis problemas de desempenho e dá uma nota para a performance de cada página testada.

GTmetrix

Dá a opção de exportar o resultado das avaliações em um arquivo em extensão PDF.

5. Teste, meça, ajuste

Nenhuma campanha é completa sem o uso de Analytics. É preciso medir os resultados para confirmar se suas ações e campanhas estão indo no rumo certo. Para isso, existem duas ferramentas simples que iremos apresentar abaixo:

  • Google Analytics Crie uma conta, insira o código de rastreamento em seu site e começe a coletar dados. Faça isso imediatamente para criar um ponto de referência antes de iniciar qualquer tipo de campanha. Entender onde você está antes de tentar crescer: esse é o passo mais básico para o sucesso de uma estratégia de SEO de sucesso.

  • Testes do navegador – Você vai querer ter certeza de que seu site está sendo exibido corretamente nos principais navegadores. Coloque como regra geral o teste em navegadores com quota de mercado, de pelo menos 2%, como Chrome, Internet Explorer, Opera e Safari.


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